Documento sem título

 

 

 
 
Da euforia à dor: os riscos dos saltos mortais nas comemorações de gols
......................................
Maurides, atacante do Inter, rompeu os ligamentos do joelho após saltar na comemoração na última quarta-feira. Médicos reprovam o movimento
       
Data da Notícia 12/07/2013 | Fonte: globoesportes.com  
   
 


Por Paulo Ludwig
Porto Alegre



VIDEO do YOUTUBE

O salto mortal desastrado de Maurides após marcar contra o América-MG, na última quarta-feira, não é exclusividade do jovem atacante do Inter. Antes dele, vários jogadores, alguns com larga história no futebol, já faziam piruetas depois de vencer o goleiro adversário. Um dos mais famosos é Cafu, capitão do penta, que geralmente comemorava seus gols com um movimento parecido com o que resultou na lesão do jogador colorado. Maurídes rompeu o ligamento do joelho direito e será submetido a cirurgia.

Maurides, Palermo e Suárez disputam título de comemoração mais bizarra
Mas a pergunta que fica depois de assistir à forte imagem da lesão do atacante do Inter é: vale a pena correr riscos ao se fazer uma comemoração acrobática? Para o departamente médico do clube gaúcho, a resposta é não. De acordo com o diretor médico do Inter, Paulo Rabello, o rompimento dos ligamentos de Maurídes poderia ter sido evitado. Segundo ele, a lesão é comum e ocorre em situações normais de jogo. Porém, ela surgiu a partir de uma decisão do atleta.

- Esse tipo de situação poderia ter ocorrido em qualquer momento do jogo. O que nos deixa chateado é que ela aconteceu fora de um lance. O impacto é muito forte em um movimento como esse, e é claro que isso gera um risco. Acredito que, a partir de agora, nem será necessário pedir para ele não repetir mais. O recado já foi dado em campo. Ele mesmo vai tirar essa conclusão - disse.

Alex internacional cambalhota comemoração (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)
Alex voava nas comemorações ainda na época de Inter (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)

O meia Alex, outro jogador com passagem pelo Inter, também ficou marcado por comemorar seus gols com saltos mortais. No ano de 2008, passou a ser um dos artilheiros do time e, com isso, as piruetas se tornaram recorrentes. Preocupado com o impacto nas articulações do jogador, o Inter pediu para que ele desse fim aos saltos.

- O Alex é bem menor que o Maurides e mais leve. Mesmo assim, recebeu essa orientação do Inter, do mesmo jeito que pedimos para os jogadores não andarem de moto ou de bicicleta. São precauções para que o jogador não interrompa uma carreira por uma besteira. O Maurides estava em um ótimo momento, decidiu o jogo e agora vai ter de parar. Isso vai atrasar o processo de um menino talentoso - explicou.


cafu brasil cambalhota  (Foto: Agência Getty Images)
Cafu salta para comemorar gol pela seleção
brasileira (Foto: Agência Getty Images)

Na mesma turma de Alex e Maurides estão jogadores como Borges e até o alemão Miroslav Klose. Todos tiram os pés do chão e dão uma volta no ar até derramarem todo o peso do corpo nos tornozelos e joelhos. Movimento que pode causar danos severos às articulações até mesmo de atletas de alto rendimento, segundo o médico do Grêmio Fábio Krebs.

- O que temos de entender é que o jogador profissional não está acostumado a receber esse impacto. É diferente de um ginasta, por exemplo, que molda os seus músculos e articulações para que eles suportem essa carga. Além disso, eles não têm a técnica necessária para o salto. Com isso, aumenta o risco de surgir um movimento errado e, por consequência, a contusão. Joelho, tornozelo, coxa, coluna e quadril ficam muito expostos a cada movimento como esse.

Fora dos gramados desde 2010, Cafu, o capitão do pentacampeonato, foi um dos primeiros e talvez o mais famoso autor das cambalhotas nas comemorações de gol. Para o ex-camisa 2 da Seleção, o jogador precisa estar treinado e ter muita confiança para executar a acrobacia.

- Eu treinava esses saltos desde pequeno, estava acostumado com isso. Nunca senti dores no movimento, até porque eu não fazia muitos gols (risos). Tem de ter confiança para fazer. Acho que ele (Maurides) foi infeliz, é uma pena. Se você não firmar bem o pé na hora da queda, o joelho balança, e fica muito perigoso. Mas desejo toda a força do mundo para ele na recuperação da lesão - disse.

André Catimba, centroavante do Grêmio na década de 70, não teve a mesma sorte de Cafu. Em 1977, o rival Inter rumaria ao inédito nono título seguido do Gauchão, mas não contava com o pé direito de Catimba. Ele recebeu passe de Yura, invadiu a área e bateu para o gol. A euforia foi tanta que Catimba sentiu vontade de voar. Tentou um salto mortal, mas sentiu uma lesão e acabou caindo violentamente no gramado do Estádio Olímpico (assista ao gol no vídeo acima).

- Eu vinha na velocidade do gol, cheio de alegria. Aí me empolguei e resolvi dar um salto mortal. Quando saltei, senti um estiramento na virilha. Tentei voltar, mas era tarde. Caí de cara no chão, desloquei o punho. Mas valeu a pena - brincou.

Catimba ficou afastado dos gramados por dois meses. A previsão mínima para a recuperação de Maurides é de 90 dias. Será que vale mesmo a pena?

andré catimba 1977 gol grêmio gre-nal adeus,olímpico (Foto: Armênio Abascal Meireles/Agência RBS)

Data da Notícia 12/07/2013 | Fonte: globoesportes.com
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb