Documento sem título

 

 

 
 
Comissão pode requerer interdição da Arena Independência por descumprimento de contrato
......................................
Superintendência de Comunicação Institucional
       
Data da Notícia 28/06/2013 | Fonte: FBH!  
   
 
Sexta-feira, 28 junho, 2013

Vereador Professor Wendel ouviu moradores e poder público na audiência da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor Em audiência pública realizada na noite de ontem (quinta-feira, 27/6), lideranças comunitárias e entidades representativas dos bairros Horto e Sagrada Família cobraram o cumprimento de cláusula que previa a construção e manutenção de um prédio de apoio comunitário como uma das condicionantes para o licenciamento do estádio. Presidente da comissão e requerente da audiência, o vereador Professor Wendel (PSB) afirmou que a comissão pode apresentar requerimento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) solicitando o cancelamento da licença de operação da Arena, caso não seja encaminhada uma solução para a questão.

De acordo com as lideranças comunitárias, moradores e empresários da região, a implantação do equipamento foi acordada como uma das contrapartidas aos impactos ambientais da reforma e operação da Arena desde as primeiras reuniões, em 2009, por ocasião da licitação para sua reforma e reestruturação pelo governo do Estado, como forma de amenizar os impactos sobre a qualidade de vida da população do entorno, que registra o surgimento de problemas como flanelinhas, lixo, brigas, dilapidação de patrimônio, dificuldades de mobilidade e acesso às residências e desvalorização dos imóveis, entre outros.

A medida teria a finalidade de reforçar e valorizar o bem estar, a identidade e as tradições da comunidade, por meio da oferta de um espaço para atividades e atendimento de suas demandas sociais e culturais, especialmente após a remoção de uma unidade do SENAC do local, cujo retorno teria sido prometido e até agora não cumprido. Segundo o presidente da Associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Independência e adjacências, Adelmo Gabriel Marques, em março 2012, por ocasião da concessão da licença de operação (LO), foi dado prazo de 60 dias para apresentação do cronograma e ações para obtenção de recursos para implantação do prédio de apoio.

Lembrando as manifestações ocorridas no país, moradores presentes manifestaram seu descontentamento com a condução da questão, segundo eles pouco transparente e desrespeitosa para com a comunidade, que estaria sendo excluída das últimas reuniões para tratar da questão. Eles se mostraram impacientes com a falta de definição de responsabilidades e competências, afirmando que os envolvidos estariam “jogando a batata” uns para os outros, e criticaram a solicitação da retirada da condicionante pela Secretaria Especial da Copa (Secopa).

Isenção de responsabilidades

Os representantes da BWA, vencedora da licitação para operação da Arena, eximiram a empresa da responsabilidade pela construção do espaço comunitário, alegando que a concessão obtida lhes delegou apenas a manutenção e exploração do estádio, e não a construção de novas estruturas. Entretanto, garantiram o interesse e a disposição da operadora em contribuir para solucionar o impasse.

Representando o secretário especial da Copa, Tiago Lacerda, Rafael Marques explicou que os acordos e a definição das contrapartidas foram realizados pela pasta de Esporte e Juventude, antes da criação da Secopa, o que eximiria o órgão de atuar sobre a questão, embora venha conduzindo as relações com a concessionária e a comunidade desde a sua criação. Vereador e moradores, no entanto, questionaram essa suposta isenção, já que a secretaria solicitou à SMMA a retirada da condicionante. Rafael disse que o prédio não estava incluído no projeto executivo e que não seria viável atribuir os custos à concessionária.

Esta, por sua vez, após um breve histórico dos processos de licenciamento, reconheceu a dificuldade de cumprimento da cláusula. O representante do órgão, Pedro Franzoni, confirmou que o cronograma e as ações de captação de recursos para a implantação do espaço, sugerido pela consultoria ambiental da secretaria estadual, durante a licença de implantação (LI), deveriam ter sido apresentadas já como condição para a obtenção da LO.

Após parecer contrário da SMMA, o pedido de retirada da cláusula pela Secopa foi rejeitado pelo COMAM. Desde então, a secretaria teria enviado vários ofícios à empresa e ao governo do estado cobrando o cumprimento da exigência. Com relação às responsabilidades e competências, a SMMA declarou não ter uma posição oficial sobre o assunto, que deverá ser levado à próxima reunião do conselho, em agosto. Ele confirmou que, em casos de descumprimento de cláusulas da LO, o licenciamento pode ser cancelado.

Cumprimento ou interdição

A moradora Luciene Pedrosa leu no plenário um manifesto que expõe o problema e contou que os moradores aguardam sem sucesso, desde setembro do ano passado, o agendamento de uma reunião solicitada com a Secopa, que “sempre encontra tempo para se reunir com a BWA”. A moradora se queixou do “descaso com a população, incompetência e conivência do poder público” com os interesses econômicos, e pedindo o imediato cumprimento da lei ou a imediata cassação da licença do estádio.

Manifestando indignação com a transferência de responsabilidades e o desrespeito aos termos do contrato e à comunidade, Professor Wendel assegurou que irá participar da próxima reunião do COMAM para discussão da questão e solicitar ao secretário de estado de Esportes e Juventude, Eros Biondini, que se manifeste e, se necessário, agende uma audiência pública na ALMG.

Segundo Wendel, caso não sejam definidas as responsabilidades e atribuições e encaminhada uma solução para garantir o cumprimento da lei, a Comissão irá requerer à SMMA a interdição da Arena Independência.

Presenças

Desculpando-se por não poder ficar até o fim da audiência, o vereador Pelé do Vôlei (PTdoB) colocou-se à disposição, como morador antigo do Bairro Sagrada Família e representante dos cidadãos belo-horizontinos, para colaborar no diálogo entre as partes e a busca de soluções. Além dos mencionados, também compuseram a mesa os presidentes da Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Sagrada Família e da Associação Comunitária Edgard Werneck, do Horto, Marco Aurélio Silva e José Raimundo da Cunha; os representantes da BWA, Helber Gurgel, Danilo Fernandez e Bernardo de Carvalho Barbosa; Marinês Beling, representando a Secretaria Regional Leste; e Wilson Melo Júnior, representando o deputado estadual Paulo Lamac.



Data da Notícia 28/06/2013 | Fonte: FBH!
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb