Documento sem título

 

 

 
 
Mineirão high-tech: Segurança, telefonia celular e infraestrutura ficam mais ágeis em arena inteligente
......................................
Segurança, telefonia celular e infraestrutura ficam mais ágeis em arena inteligente
       
Data da Notícia 15/06/2013 | Fonte: Portal UAI  
   
 
Silas Scalioni - Estado de Minas
Publicação:15/06/2013 09:39 Atualização:15/06/2013 10:50





Foi-se o tempo em que um estádio de futebol se resumia, tecnologicamente falando, a um bom sistema de iluminação do gramado. Muitos serviços que facilitam a vida do torcedor e aumentam a sua segurança eram impensáveis anos atrás. Mas a evolução tecnológica tinha de chegar também às instalações esportivas, transformando os novos estádios em arenas inteligentes. O novo Mineirão, uma das praças prontas para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014, comprova isso: é hoje uma arena cercada de tecnologia por todos os lados. Severiano Braga, gerente de Operações do Minas Arena, consórcio responsável pela reforma e administração do estádio, revela que desde o momento em que o caderno de encargos da Fifa foi entregue, ficou claro que uma tecnologia de ponta teria de ser implantada. “Criamos, então, um grupo para montar um comitê de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e desenvolver um projeto adequado. Visitamos vários estádios, inclusive em países que já sediaram uma Copa”, conta. O trabalho, segundo ele, resultou num projeto bem mais amplo e completo do que a própria Fifa exigia. “Podemos afirmar que a TI adotada no Mineirão é das mais evoluídas do mundo”, assegura. A inteligência dos estádios depende exclusivamente da tecnologia aplicada, uma vez que um bom sistema de TI é que vai oferecer soluções para os processos de automação, iluminação, sonorização, refrigeração e de conectividade. “Hoje tudo que estiver ligado e conectado no estádio partiu de um grande planejamento. Conseguimos aprimorar significativamente um projeto básico, agregar soluções e promover uma reengenharia capaz de obter o máximo da tecnologia existente para operar uma arena esportiva”, completa.


TUDO SOB CONTROLE

Antigamente, para acender uma simples luz no Mineirão, era preciso alguém acionar um interruptor. Agora, segundo Severiano Braga, o estádio está todo automatizado por um sistema que permite até mesmo a identificação de uma lâmpada queimada, em qualquer lugar da arena, e indicar sua substituição. Já são automáticos o momento em que a iluminação do gramado deve ser acesa e apagada, em que as luzes dos anéis internos e da área externa do estádio precisam ser acionadas, o trabalho que deve ser executado pelas câmeras de segurança, a ligação dos geradores no caso de faltar energia elétrica, o acionamento das bombas de água do local e de toda a irrigação do gramado. Até os 250 aparelhos de TV espalhados pelo estádio e as 106 catracas eletrônicas que dão acesso ao público podem ser controlados de longe. Um dos destaques tecnológicos do novo Mineirão é justamente o seu Centro de Controle de Operações (CCO), lugar de onde são monitoradas todas as câmeras de segurança instaladas interna e externamente, a iluminação, os alarmes, o telão, o ar-condicionado e todo o seu sistema de TI. “Além do pessoal técnico do Minas Arena, a sala é compartilhada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Polícia Civil, que de lá conseguem saber tudo que se passa no estádio.”

VIGÍLIA CONSTANTE

A segurança, tanto interna quanto externa, do Mineirão é garantida por 364 câmeras: 170 do tipo IP fixas (equipamento de vídeo que pode ser acessado e controlado via internet), 105 IP fixas dome (a câmera é instalada dentro de uma pequena cúpula, podendo ser direcionada para qualquer lugar, e é resistente a violações e vandalismo) e 89 câmeras IP Daynight SpeedDome (equipamento controlável e móvel, também acondicionado em cúpula de proteção). Com elas, a equipe consegue vigiar o campo de jogo, as arquibancadas, a esplanada, o anel dos bares e todo o entorno do Mineirão. Graças a elas, cinco torcedores foram presos depois de identificados quebrando cadeiras e promovendo outros danos ao estádio. Os modelos instalados fazem aproximação de até 150 metros, permitindo assim captar a fisionomia de qualquer pessoa.


APOIO À SUSTENTABILIDADE

O Mineirão foi o primeiro estádio do país a receber uma usina solar, que é capaz de gerar energia para abastecer até 900 residências. Os 8.844 painéis captam a energia do sol e a envia para a rede da Cemig, que tem um posto no interior da arena. A concessionária elétrica se encarrega, então, de redistribuir a eletricidade entre as casas. O estádio conta ainda com sistema de reaproveitamento de água da chuva, que é armazenada em um reservatório de aproximadamente 6 milhões de litros. De acordo com o Minas Arena, a quantidade é suficiente para, em caso de estiagem de até três meses, poder usar essa água em descargas de sanitários, irrigação de gramado, jardins e limpeza das áreas externas.


INTERNET E COMUNICAÇÃO RÁPIDA

As operadoras de telefonia móvel ativaram esta semana no Mineirão a cobertura indoor de comunicação. É a mesma tecnologia de última geração usada no ano passado nos Jogos Olímpicos de Londres, que atenderá os serviços de voz e dados nas tecnologias 2G, 3G, 4G e Iden (comunicação via rádio e por celular). Com isso, o torcedor poderá fazer ligações, enviar mensagens e fotos e usar a internet com mais qualidade e capacidade. Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo fizeram parceria para a implantação de um projeto único e compartilhado. Os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala especial do Mineirão, de onde parte uma rede de fibras ópticas que os liga a pequenas antenas distribuídas ao longo do estádio. Tudo para garantir cobertura nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso e estacionamentos. Foram instaladas 61 antenas, que são compartilhadas pelas operadoras. Com essa cobertura interna, os torcedores dependerão menos das antenas externas convencionais, com menor dificuldade de acesso aos sinais.


ALTA DEFINIÇÃO

Em tempos mais românticos do futebol, o placar do Mineirão se resumia ao nome das equipes em luzes e mais nada. Hoje, o estádio conta com dois telões de 98,3m quadrados (12,8m de largura por 7,68m de altura) de alta definição, localizados logo acima dos gols. Cada um deles pesa, com suas devidas estruturas, cerca de 10 toneladas, mas, apesar do tamanho, consomem apenas 48kw. Além de informações gerais sobre o espetáculo, as telas exibem o tempo todo imagens nítidas da partida e da torcida.


Data da Notícia 15/06/2013 | Fonte: Portal UAI
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb