Documento sem título

 

 

 
 
FUTEBOL AMADOR BH: Dúvidas sobre alongamento e aquecimento, por Helbert Marconi
......................................
Trabalhando no Amador de BH, observo muitas dúvidas entre atletas e demais companheiros para a realização e prescrição do alongamento e aquecimento.
       
Data da Notícia 29/05/2013 | Fonte: Helbert Marconi  
   
 
Futebol amador também é orientação!




Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

Entende-se por aquecimento como a primeira parte da atividade física, cuja finalidade é preparar o sistema cardiovascular e o neuromuscular, de forma a criar os pressupostos fisiológicos adequados, sendo realizado de forma mais similar possível da realidade do jogo ou do treinamento de acordo com Gomes (2008). Além disso, a realização do aquecimento visa obter o estado psicológico ótimo, para a realização da tarefa principal. Portanto o aquecimento é fundamental como preparação cinética e coordenativa na prevenção de lesão de acordo com Alencar et al (2010).

O aquecimento geral consiste em preparar o organismo de forma dinâmica para uma atividade mais vigorosa, além de criar condições motivacionais que estão relacionadas com a preparação psicológica.

Porém, é importante destacar que dependendo do tipo de treinamento a ser realizado o alongamento pode diminuir o desempenho. Vários estudos têm demonstrado que a utilização de uma carga aguda de alongamento balístico pode diminuir o desempenho em certos movimentos dos quais são dependentes da força máxima e ou potência produzida.

Gomes (2008) sugere que os exercícios de alongamento sejam realizados após o aumento da temperatura corporal e muscular de maneira ativa e que cada exercício de alongamento tenha uma duração de 10 a 20 segundos de duração.

Todavia, se esses exercícios tiverem o objetivo de desenvolver a flexibilidade, o tempo de duração é de 30 a 60 segundos.

Portanto, é importante que um profissional de Educação Física analise o conteúdo do treinamento, para melhor selecionar tanto os exercícios de aquecimento, quanto de alongamento. Favorecendo assim, a minimização dos riscos de lesões.

Abraços a todos os amantes do Futebol Amador de BH.

Data da Notícia 29/05/2013 | Fonte: Helbert Marconi
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb