Documento sem título

 

 

 
 
(BALUDOS F.C.) 'Erro humano', aponta engenheiro sobre incidente na Arena Fonte Nova
......................................
Diretor de engenharia garante que prazos serão cumpridos para eventos. Parte de membrana de cobertura cedeu nesta segunda-feira, em Salvador.
       
Data da Notícia 27/05/2013 | Fonte: FBH!  
   
 
Por Eric Luis Carvalho e G1 Bahia
Salvador


Cobertura estádio fonte nova  (Foto: TV Bahia)


Um "erro humano" provocou o incidente registrado nesta segunda-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, segundo informações do diretor de engenharia José Luis Góes, da Fonte Nova Negócios e Participações, responsável pelo estádio, onde parte da membrana de cobertura cedeu.

- Houve um processo de verificação da cobertura, até aproveitando esse período de chuva, em que existe uma lona, e ela foi enrolada inadvertidamente e causou um impedimento do fluxo de águas. E aí essa água acumulou nesse ponto da lona, no final da lona, causando um bolsão. E, à medida que esse peso foi aumentando, veio a acontecer a ruptura. Então foi um erro de procedimento de verificação, mas nada ligado a qualquer problema estrutural da cobertura propriamente dita. Isso não aconteceu. A gente já identificou e já estamos iniciando os reparos da cobertura - afirma o engenheiro.

- Esse foi o erro humano, o erro localizado, que, nos próximos procedimentos de verificações, a gente vai evitar acontecer de novo - completou Góes.

Técnicos avaliam local onde parte da membrana da cobertura cedeu (Foto: Imagens/TV Bahia)
Segundo ele, os reparos na estrutura não irão comprometer os prazos para os eventos futuros, mas admite que, no dia da "entrega" do estádio à Fifa, o equipamento ainda deve estar sob reparos.

- Dia 29 vamos fazer a transferência oficial para a Fifa. Ainda estaremos mexendo na cobertura no dia 29, até porque é algo complexo e que depende de alpinistas e tudo mais. Porém, isso não será problema para a entrega. A Fifa não vai fazer nada na cobertura, então não terá problema de estarmos fazendo esse reparo - garantiu ao GLOBOESPORTE.COM.

O aumento do fluxo de chuvas nesta época do ano não é uma preocupação para a Arena, garantiu o diretor. Segundo ele, a partir do reparo, a cobertura estará na sua totalidade de funções. Ele explicou que o teto do estádio é monitorado através de um software.

- Existe um monitoramento constante dos cabos e da membrana da cobertura através de um software. E foi justamente num procedimento de verificação que ocorreu esse erro. Portanto, não há uma preocupação com as chuvas deste mês, porque o erro foi no procedimento e não de estrutura ou erro de projeto. A cobertura tem uma garantia até maior do que o tempo de concessão, que é de 35 anos. É um material muito resistente e que, após a resolução desse problema, voltará a ser operado na sua totalidade
- disse Goés.

Ainda segundo o diretor de engenharia da Fonte Nova, mesmo após a entrega do estádio à Fifa no próximo dia 29, a Fonte Nova Participações estará responsável pela manutenção do estádio, caso a entidade organizadora da Copa das Confederações solicite alguma intervenção. De acordo com o Arena, todos os custos dos reparos na cobertura serão pagos pela Arena Fonte Nova. A FNP ainda afirmou por meio de nota que não há chances de um novo incidente dessas proporções ocorrer durante um evento, já que nestes dias, segundo a Arena, o estádio passa por uma vistoria em todas as suas dependências, incluindo a cobertura, e a membrana fica completamente esticada e o sistema de drenagem funciona normalmente.

Em abril, no segundo Ba-Vi do Campeonato Baiano, a equipe do GLOBOESPORTE.COM já havia registrado a presença de goteiras no estádio, após uma forte chuva. No entanto, nesta segunda, o temporal que caiu em Salvador durante toda a madrugada mais o erro apontado pela Arena ocasionaram o rompimento de uma das lonas que formam a cobertura.


O caso

Parte da membrana de cobertura da Arena Fonte Nova, estádio que receberá jogos das Copas das Confederações e do Mundo, em Salvador, se rompeu na manhã desta segunda-feira. Não houve feridos.

De acordo com a assessoria da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), responsável pela arena, o incidente ocorreu no setor leste do estádio após as intensas chuvas que atingiram a capital baiana na madrugada.

- Durante as fortes chuvas, houve um acúmulo de água em um dos 36 painéis da membrana da cobertura, localizado no setor leste, provocando o seu rompimento. As causas do incidente já estão sendo apuradas e os serviços de reparo no local já foram iniciados - informou a FNP, através de nota oficial.
Chove forte na capital baiana desde a noite de domingo. Ruas ficaram alagadas e o trânsito parou em diversas avenidas. O mau tempo também afetou o funcionamento de semáforos.

A assessoria da FNP afirmou que o equipamento danificado passou por avaliação técnica na manhã desta segunda. A avaliação deve apontar se houve danos à estrutura.

Parte da membrana de cobertura da Arena Fonte

cobertura fonte nova vistoria popó copa (Foto: Reprodução/Instagram)
Nova cedeu (Foto: Reprodução/Instagram)

A Arena Fonte Nova é coberta por uma lona tensionada, mais conhecida como membrana. A cobertura, segundo a assessoria da Fonte Nova Negócios e Participações, é feita com um material impermeável.

Procurada, a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) informou que o posicionamento oficial do incidente ficará a cargo da FNP.

Data da Notícia 27/05/2013 | Fonte: FBH!
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb