Documento sem título

 

 

 
 
Para evoluir na corrida, não exagere, tenha paciência e respeite seu treino
......................................
É muito comum ver novatos querendo resultados de uma hora para a outra e experientes forçando a barra para alcançar objetivos fora do raio de ação
       
Data da Notícia 27/01/2014 | Fonte: globoesportes.com  
   
 
Por Gustavo Luz
Rio de Janeiro


Talvez a palavra chave para um treinamento de corrida eficiente e seguro seja paciência. No geral, corredores apresentam um constante sentimento de insatisfação, seja em relação aos tempos nas provas, seja em relação à distância percorrida. É importante que você queira melhorar, mas você também precisa valorizar o corredor que é hoje. É muito comum ver novatos querendo resultados de uma hora para a outra, de perda de medidas ao desejo de correr mais rápido e por mais tempo. E também corredores mais experientes forçando a barra nos treinos para alcançar objetivos fora do raio de ação.

Mulheres correndo euatleta (Foto: Agência Getty Images)


Só que a coisa não funciona assim. Se, por exemplo, você ficou alguns anos sedentário, muito provavelmente você vai apresentar melhoras de uma forma mais lenta do que o seu amigo que ficou apenas alguns meses. Então, não fique chateado se ele já está correndo com a turma e emagreceu um bocado e você ainda está caminhando para ganhar um pouco mais de resistência e sofrendo para retirar alguns centímetros nas medidas. Não force a barra, tenha paciência, respeite o seu treino e logo você estará correndo também.

A conta chegou, e você que ficou parado mais tempo paga mais caro. E é ai que entra a importância de ajustar os seus primeiros objetivos com o que realmente é possível para você. Se você começou agora, está acima do peso e nunca correu regularmente, talvez daqui a dois ou três meses você já consiga completar uma prova de 5km (não importa se caminhando, alternando caminhada com corrida ou mesmo correndo direto).

Mas, lembre-se que você tem que fazer um treino que funcione para você, baseado no seu histórico de atividades, objetivo, lesões, tarefas e cansaço do dia a dia. Copiar o que funcionou com o seu amigo pode não ser uma boa ideia. E mesmo com objetivos mais modestos (simplesmente por ser iniciante ainda), curta o que está fazendo, comemore os sinais de emagrecimento e vá em busca das suas primeiras medalhas. Não gaste energia lamentando o que você ainda não fez, provavelmente por que ainda não chegou a hora.

E se você é um corredor mais experiente e já treina há algum tempo, fique atento às possíveis mudanças que terá que fazer na sua semana de treinos. Nós somos, na maioria das vezes, amadores e temos que lidar com o que vai acontecendo durante a semana. Se você teve um dia estressante demais, dormiu quase nada à noite ou realmente deu mole e se alimentou muito mal, talvez seja mais sábio deixar aquele treino intervalado importante para a sua prova de 5km, ou aquele longão para a maratona, para outra hora. Ou trocar isso por uma corrida leve ou uma caminhada de, por exemplo, meia hora. Relaxe e tenha paciência, isso acontece de vez em quando com todo mundo. Use a experiência à seu favor, fazer um treino duro quando o seu dia foi mais duro ainda pode deixar o seu sistema de defesas do corpo detonado ou mesmo gerar uma sobrecarga ainda maior em um sistema muscular que precisa de descanso, não de treino.

E para conseguir bons resultados, talvez você precise de bastante tempo de treino contínuo, sem se machucar, meses a fio. Então, cuidado para não se sabotar, pois se você treina regularmente e segue os objetivos, não treinar esse dia (ou pegar mais leve) não vai atrapalhar a sua prova. Pelo contrário, se forçar a barra e se machucar ou ficar doente, você pode perder uma ou mais semanas de treino. E isso sim pode prejudicar o seu objetivo final.
Siga o Eu Atleta também no Instagram: @euatleta

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.


Gustavo Luz Távora (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Data da Notícia 27/01/2014 | Fonte: globoesportes.com
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb