Documento sem título

 

 

 
 
(E.C. Curiosidades) Inventor mineiro comemora uso do 'spray da barreira' pela 1ª vez na Copa
......................................
Tecnologia é usada no Mundial de Clubes e agrada à Fifa. Inventor de Ituiutuba, no interior de Minas Gerais, tem patente do produto, que foi criado há 13 anos
       
Data da Notícia 28/12/2013 | Fonte: globoesportes.com/mg  
   
 
Por Caroline Aleixo
Uberlândia, MG



A notícia de que o spray de demarcação das barreiras no futebol será usado na Copa do Mundo pela primeira vez - como anunciado neste mês pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter - foi o que faltava para o pioneiro na tecnologia contemplar o sucesso da ideia. A iniciativa surgiu de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, sendo criada e patenteada pelo inventor Heine Allemagne.


- Eu gastei 13 anos da minha vida para provar que isso era uma boa ideia para o futebol mundial. Quando vi o Blatter elogiando a atitude do spray, o meu sentimento foi de missão cumprida – comentou.


Heine Allemagne, inventor do Spuny, espuma utilizada para demarcar local da barreira no futebol 3 (Foto: Heine Allemagne/Arquivo pessoal)


A ferramenta, chamada de Spuni, auxilia a arbitragem no posicionamento da barreira, aos 9 metros e 15 centímetros de distância da bola numa cobrança de falta, foi aprovada pela Fifa no ano passado. Neste ano, foi utilizada no Mundial de Clubes e recebeu elogios, inclusive, da crônica esportiva. O contentamento do mineiro é ainda maior por se tratar da competição no Brasil.

- Às vezes a história é escrita de forma cinematográfica. Um projeto que começou aqui e terá o desfecho, a nível mundial, no meu país. É gratificante demais – afirmou


COMO TUDO COMEÇOU...

Após ouvir o narrador Galvão Bueno contestar a barreira de jogadores em um clássico entre Brasil e Argentina, o mineiro teve a imediata ideia de desenvolver algum produto que pudesse solucionar o problema. Heine inspirou-se na espuma de barbear e esboçou a composição, indo parar em um laboratório do Paraná para poder desenvolver os testes. A composição à base de óleo vegetal tem durabilidade de um minuto e atendeu a todas as necessidades do futebol: ter coloração que se destacasse ao verde da grama, no caso o branco como as linhas do campo, e ser biodegradável, pensando na questão ecológica.

Heine Allemagne, inventor do Spuny, espuma utilizada para demarcar local da barreira no futebol (Foto: Heine Allemagne/Arquivo pessoal)
Heine Allemagne, inventor da espuma utilizada para demarcar local da barreira no futebol
(Foto: Heine Allemagne/Arquivo pessoal)


A ferramenta foi pensada e desenvolvida em 2000. Aprovada pela Federação Mineira de Futebol (FMF), no mesmo ano foi utilizada em caráter experimental em uma competição de juniores. No ano seguinte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu oficialmente a eficácia do spray e usou na Copa João Havelange. Já em 2008, a Confederação Sul-Americana (Conmebol) foi quem deu a aprovação para que as federações usassem. Foram 12 anos de espera desde o início do projeto, até a Fifa e a International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pela regularização das regras do futebol, reconhecerem e concederem a patente ao verdadeiro inventor.

- Saem muitas notícias na mídia de inventores no Peru e no México, por exemplo. Mas de fato quem criou e teve o reconhecimento dos órgãos máximos no futebol fui eu. Tanto é que patenteei como forma de projeto e não com cunho comercial. Na hora de analisar tecnicamente, a Fifa utilizou a espuma que eu criei – esclareceu.

Data da Notícia 28/12/2013 | Fonte: globoesportes.com/mg
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb