Documento sem título

 

 

 
 
(PAPO de Várzea) Várzea real: Pelé começou no terrão
......................................
Dizem que para ser rei é preciso nascer em berço de ouro. No futebol, quando se fala em reinado, lembramos apenas de Pelé. O Rei absoluto dentro das quatro linhas não contrariou a essa regra. Sim, o camisa 10 da Seleção foi concebido pelo ventre majestoso do futebol de várzea, o eterno celeiro de craques.
       
Data da Notícia 11/12/2013 | Fonte: BLOG Papo de Várzea  
   
 
Por
Diego Viñas - papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/


Foi o campo laranja do bairro Vila Curuçá, em Bauru, interior de São Paulo, desenhado com uma demarcação mal feita que serviu decenário para desafiar o melhor do mundo. Na época, o melhor do São-Paulinho do antigo terrão de Curuçá, bairro hoje conhecido na cidade como Vila Dutra.

teste


Exceto pela curiosidade de que Pelé já vestiu sim uma camisa tricolor na várzea, talvez contrariando muitos santistas por aí, os oito gols que o menino marcou na goleada do seu time do bairro por 11 a 0 contra o Popular Atlético Clube não seria uma novidade para ninguém nos tempos de hoje. Mas em 1955, isso impressionava um bocado a molecada de Bauru. Mal imaginava Pelé, nem o time do São-Paulinho ou do Popular Atlético Clube de que três anos depois, o menino estaria no profissional, na Seleção Brasileira, na Suécia e com o título da primeira Copa do Mundo para o elenco canarinho. E com apenas 17 anos de idade.

teste2


Nesse tempo, o campo onde o menino Edson sujava sua chuteira, tênis ou pé de terra, ainda era de terra batida. Como símbolo da especulação imobiliária, o campo de várzea se foi. Ou melhor, só o terrão e a várzea deram adeus, porque o campo ficou. Para a sorte (ou não) do futebol,nascera ali o Estádio Distrital José Spetic Filho.

Atualmente, o futebol de várzea perde gradativamente a sua característica da realeza. Pode parecer contraditório, mas os espaços que estão deixando de ser de terra para dar lugar às gramas sintéticas tiram dos seus descendentes a possibilidade de alcançarem a coroa. Aliás, o nome já diz: sintético. Essa “neovárzea” vive um grave conflito com a profissionalização da modalidade e o pagamento de jogadores em grandes competições amadoras. Gozado! Em meados da década de 1950, Pelé juntava amendoins para vender a fim de pagar o caminhão que levasse seu elenco aos jogos. Quando o pequeno Edson não tinha dinheiro, era o caminhão que ia até a casa dele para busca-lo. Imagine quanto Pelé ganharia se jogasse na várzea de hoje!

Pele_sao paulinho Vila Curuca (1)


Mas era 1955, época em que o São-Paulinho disputava o Campeonato Varzeano daquele ano. Competição dura, de pontos corridos. A goleada do time da Vila Curuçá por 11 a 0 poderia ter sido com um gol marcado por cada jogador. Pelé marcou por ele e mais sete colegas de time, mas permitiu que Pico, Jairo e Roma completassem o placar naquele 27 de março. O campeão São-Paulinho teve Pelé como artilheiro com 38 gols e Pico na segunda colocação, com 20. Era só o começo!

Data da Notícia 11/12/2013 | Fonte: BLOG Papo de Várzea
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb