Documento sem título

 

 

 
 
CAMARA dos VEREADORES BH: Programa BH mais esporte e lazer é apresentado em audiência pública
......................................
Vereadores Pelé do Vôlei e Juliano Lopes receberam os convidados na apresentação do Projeto Cidades da Copa
       
Data da Notícia 14/08/2013 | Fonte: Portal CMBH  
   
 
Quarta-feira, 14 agosto, 2013




Em audiência pública nesta quarta-feira (14/8), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo recebeu representantes do Executivo e convidados para apresentação e discussão do plano de ação desenvolvido para BH pelo Projeto Cidades da Copa. O vereador e ex-atleta Pelé do Vôlei (PTdoB), autor do requerimento, ressaltou a relevância da iniciativa e disse que irá encaminhar ofício ao Executivo Municipal solicitando estudos de viabilidade para a efetivação das ações sugeridas. Também participou da reunião o vereador Juliano Lopes (PSDC).

Idealizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), presidido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, o projeto Cidades da Copa pretende mobilizar o poder público e a sociedade civil nas 12 cidades-sedes da Copa Mundo de 2014 na formatação de um legado esportivo e social após o evento, que inclua a democratização do acesso às práticas esportivas, o fortalecimento das políticas públicas e a qualificação dos profissionais da área, garantindo o direito ao esporte a todos os segmentos da população.

Ana Moser explicou que a elaboração do plano de ação para a cidade, com a participação da sociedade civil e representantes da área do esporte, é feita após a conclusão da primeira fase do projeto, na qual é avaliada a situação do município em relação ao setor, como estrutura e equipamentos; legislação, políticas públicas, programas e incentivos; educação física nas escolas; formação de professores e atividades desenvolvidas.

Denominado “BH Mais Esporte e Lazer”, o plano de ação para a capital mineira sugere metas para fomentar a prática de atividades físicas e garantir o acesso ao esporte gratuito e qualificado no município, desenvolvidas de forma articulada e cooperativa pelo poder público, universidades, federações, iniciativa privada e outros atores.


Sete objetivos

Na apresentação, foram expostos os sete objetivos que norteiam o plano de ação: 1) criação de um sistema de informação, diagnóstico e monitoramento, avaliando as demandas e a destinação de recursos; 2) garantir Educação Física qualificada em todos os ciclos escolares, ministrada por profissionais graduados; 3) construir ações e projetos em diferentes órgãos, pastas e conselhos de forma integrada; 4) fomentar o esporte e o lazer no município por meio de dotações orçamentárias, leis e políticas públicas; 5) melhorar a gestão, qualificar as equipes e técnicos responsáveis; 6) fortalecer e ampliar a cultura esportiva por meio de atividades, torneios e ações voltadas a diferentes modalidades e públicos; 7) qualificação continuada de profissionais, por meio de simpósios e programas de formação.


Empenho do poder público

Convidados para a audiência, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Miranda, e os adjuntos de Esporte, Fernando Blaser, e de Lazer, Roberto Tross, além de representantes dos secretários de Estado Adjunto de Esportes e Juventude e Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo elogiaram o projeto, ressaltando a importância do esporte e do lazer no desenvolvimento integral do ser humano, envolvendo aspectos educacionais, de saúde e cidadania, e a função do poder público na viabilização das metas.

Bruno Miranda elogiou a atuação dos vereadores Pelé do Vôlei e Juliano Lopes na defesa da causa do esporte no Legislativo e destacou os avanços da administração municipal no setor em relação a gestões anteriores, com maior valorização e visibilidade da pasta de Esporte e Lazer, aumento das dotações orçamentárias e ações como a implantação de equipamentos em praças, as academias da cidade e outros programas voltados ao lazer e à prática esportiva de diferentes públicos. “Precisamos aproveitar esse momento oportuno para nos tornarmos a capital dos esportes no Brasil”, defendeu.


Projetos de lei

Durante a audiência, o vereador Juliano Lopes anunciou a tramitação de dois projetos de lei na Casa que vão ao encontro das metas propostas pelo Projeto Cidades da Copa. Um deles, assinado pelo colega Pelé do Vôlei (PL 551/13), determina a presença de um profissional ou acadêmico de educação física para orientação dos usuários nas academias a céu aberto do município; outro, de sua autoria, propõe a criação do Fundo de Amparo ao Esporte Amador e Escolar (PL 287/13), a ser alimentado por parte das receitas obtidas por eventos e destinado ao investimento em todas as modalidades esportivas.

O vereador também parabenizou a secretaria municipal pela criação dos conselhos gestores, que terão importante papel na avaliação de demandas de alocação de recursos, manutenção de equipamentos e acompanhamento dos programas de promoção de atividades físicas na cidade.


Estudo de viabilidade

Segundo Ana Moser, apesar dos avanços obtidos no setor de esporte e lazer, que tornaram BH referência como uma das cidades mais esportivas do Brasil, ainda há muito o que fazer para garantir o pleno atendimento dos objetivos do projeto. Os presentes se disponibilizaram a somar esforços e colaborar para a efetivação das metas previstas para o município e para o fortalecimento do esporte e da cidadania em todas as esferas do poder público, com a participação cada vez mais efetiva de diferentes atores sociais e busca de parcerias com a iniciativa privada.

Ao final, Pelé do Vôlei informou que irá requerer à Comissão o encaminhamento de ofício ao Executivo Municipal, solicitando estudos de viabilidade referentes à efetivação das ações previstas e alcance das metas propostas pelo Projeto.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data da Notícia 14/08/2013 | Fonte: Portal CMBH
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb