Documento sem título

 

 

 
 
O dia nacional do futebol - Parabéns à todos nós!
......................................
Instituído há 34 anos, data faz referência ao clube em atividade mais velho do país
       
Data da Notícia 19/07/2013 | Fonte: placar.abril.com.br/  
   
 
Até 2014 somos o país do FUTEBOL MUNDIAL

Time do Rio Grande em 1900
Time do Rio Grande em 1900 / Crédito: Foto: Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann

Parece heresia dizer que o dia do futebol não é nenhum dos domingos que você dedica ao seu clube do coração. Mas aqui no Brasil, o dia do futebol é comemorado hoje, 19 de julho.

A data foi estabelecida em 1976 pela então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antecessora à atual CBF, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande. É o mais antigo clube em atividade do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900, no mesmo dia que foi inaugurada a primeira linha de metrô de Paris.

Fundado pelo alemão Johannes Minnemann após conhecer o esporte na Europa, o Rio Grande começou com 21 jovens esportistas, a maioria de origem europeia. Ainda sem adversários na cidade, os jogos eram disputados entre o Quadro B e o Quadro A, formado pelos próprios sócios do clube. Os jogos eram realizados na cidade marítima, onde aconteciam as Oficinas da Viação Férrea até 1904, quando o clube adquiriu seu campo no Boulevard Buarque de Macedo.

As honras máximas do clube gaúcho aconteceram na primeira metade do século passado. Em setembro de 1922 conquistou a Taça Centenário da Independência, instituída pelo Governo do Estado. Além do Rio Grande, disputaram a Taça os clubes Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Rui Barbosa e o Fussball Club Porto Alegre.

Em 1936, sagrou-se campeão gaúcho ao vencer o Internacional por 3 x 2 e 2 x 0, em sua primeira participação no estadual. Com ótimas campanhas, ainda seria vice em 1941 e 1951. Hoje está na segunda divisão gaúcha.

No museu do clube, aberto a visitação, um pouco da história do esporte mais popular do país: 3700 registros de jornais; 1700 documentos históricos; 1230 fotos; 270 taças e troféus; 51 fitas de vídeo; 48 placas; 4 bolas; 15 medalhas; 47 flâmulas e 24 diplomas.

Clubes mais antigos

Dos clubes em atividade no país, o Rio Grande leva o título por apenas 21 dias. Essa é a diferença para a fundação da Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, fundada em 11 de agosto de 1900.

Vale ressaltar nessa história que o Flamengo foi fundado em 1895, mesmo ano da primeira partida de futebol do país, entre Companhia de Gás de São Paulo e Companhia Ferroviária de São Paulo, organizadas pelo entusiasta, difusor e "pai" do futebol no Brasil Charles Miller. Vasco (em 1898) e o Vitória-BA (em 1899) também antecedem o Rio Grande, mas as três agremiações foram fundadas inicialmente para a prática de outros esportes: os cariocas pelas regatas e os baianos pelo cricket.


Os pioneiros do futebol nacional

1894 São Paulo Athletic Club - São Paulo (Clube de cricket onde o sócio Charles Miller introduziu o futebol no Estado de São Paulo. Departamento de futebol extinto)

1898 A.A. Mackenzie College - São Paulo (departamento de futebol extinto)

1899 Sport Club Internacional - São Paulo (extinto)

1899 S.C. Germânia - São Paulo (departamento de futebol extinto)

1900 Sport Club Rio Grande - Rio Grande (fundado em 19/07/1900)

1900 Associação Atlética Ponte Preta-Campinas - SP (fundado em 11/08/1900)

1901 27 de Outubro-Salvador - BA

1902 14 de Julho de Santana do Livramento - RS

1902 Fluminense Foot Ball Club - Rio Janeiro - RJ

1903 Grêmio Foot Ball Porto Alegrense - Porto Alegre - RS


Dia Internacional do Futebol

Fora do país da bola, o futebol é comemorado em outra data, dia 26 de outubro. Em 1863, uma reunião em Londres na Taberna Freemason, na Great Queen Street revisa as regras do jogo, que passa a ser jogado apenas com os pés. É a primeira reunião da The Football Association, a associação de futebol mais velha do mundo, que ainda controla a Premier League Inglesa.

Data da Notícia 19/07/2013 | Fonte: placar.abril.com.br/
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb