Documento sem título

 

 

 
 
(C.R. MUITO BOM E.C.) Futebol de várzea é tema de exposição fotográfica em Belo Horizonte
......................................
Captado pela lente do fotógrafo Marcílio Gazinelli e culminou na exposição “Por Cima do Futebol”, que abre nesta quarta-feira (11), às 10 horas, e segue até 12 de julho, véspera do fim da Copa, na AM Galeria de Arte.
       
Data da Notícia 11/06/2014 | Fonte: hojeemdia.com.br  
   
 
Pedro Artur,
Hoje em Dia



A maioria das fotografias foi feita nos últimos três anos

Um campo de várzea não é apenas um campo qualquer. Esse terreno, que ainda faz parte da vida de milhões de brasileiros, é lugar de esperança, sobretudo de crianças que sonham com a vida de jogador, e de marmanjos que fogem do estresse nos finais de semana. Esse universo lúdico – e às vezes bruto – foi captado pela lente do fotógrafo Marcílio Gazinelli e culminou na exposição “Por Cima do Futebol”, que abre nesta quarta-feira (11), às 10 horas, e segue até 12 de julho, véspera do fim da Copa, na AM Galeria de Arte.

“Essa história de criança começar jogando na escolinha em campo com grama é na Europa. Porque boa parte de nossos craques nascem na várzea (campo de terra). No passado era assim, com Garrincha, Pelé, Didi... Ainda tem esse lance do sonho na várzea, dos meninos de 14, 15 anos. No final de semana, o personagem é diferente é careca e barrigudo, é o lado mais de confraternização do pessoal do morro”, destaca Gazinelli, que critica as novas arenas (Mineirão, Maracanã) por excluir os “Geraldinos” e “Arquibaldos” dos estádios.

Na mostra serão expostas 49 imagens reunidas com temas distintos. Em 13 fotografias são enquadradas as favelas; outras 20 mostram o centro do campo e algum personagem (sobretudo o jogador) e as demais lúdicas, feitas com plano mais aberto, com o enquadramento de todo o campo.

A maioria das fotografias foi feita nos últimos três anos em campos de Belo Horizonte e região periférica, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul (única com gramado). Uma fotografia, no entanto, foi feita há cerca de 30 anos. Retrata um campo completamente torto e acabou provocando a criação da exposição, como parte do projeto Galeria Epson. A curadoria é de Guilherme Horta.

A mostra foi possível pela atuação de Gazinelli, com mais de 30 anos de fotografia, na área de imagens aéreas para obras. “Trabalho muito com fotografias aéreas de obras e comecei a produzir um volume de material interessante. Mostrei ao Guilherme Horta que apresentou à Epson, que estava procurando uma coisa nova. Queriam mostrar o produto que essas máquinas fazem. Então, a galeria Epson não é física, é um conceito”, completa.

De BH, a mostra segue para São João del Rei, em 16 de julho, Ouro Preto, em agosto, Paraty, em setembro, e há uma possibilidade de participação na Feira de Fotografia Fotochina, na Alemanha, em outubro.

Data da Notícia 11/06/2014 | Fonte: hojeemdia.com.br
 
 
Todas as notícias | Deixe sua resenha! | Envie esta página do FutebolBH para uma amigo! | Favoritos
 
 
 
Resenha do amigo Internauta! |
Untitled Document
 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: PITANGUI
Mensagem: AOS AMIGOS DO FUTEBOL BH - JOGANDO SABADO PELO MASTER 48 ANOS, O LETICIA APOS EMPATAR EM 3 X 3 COM O OTIMO TIME DO JANUARENSE, GANHOU NO PENALTIS POR 5 X 4, ULTIMO GOL MARCADO POR TECAO.

O TIME: NECO, ROGERIO DELEGADO (BEDEU), FLAVIO, PITANGUI (RONALDAO), BIANA (RODRIGO), RATO (TECAO), TELO, FERNANDO (DANILO), CESAR MARIANO, RIBAS (ROBERTINHO), LOSINHO (RISADINHA).
TECNICO: BERTOLDO
AUXILIAR: HELINHO
MASSAGISTA: LEONCIO DO PICA PAUO BETANIA GANHOU POR 1 X 0 DO INDEPENDENTE
O ALIANÇA GANHOU POR 4 X 3 DO ESTRELA DO VALE (ESTRELA CLASSIFICOU NO INDICE TECNICO)
SEMI FINAL
LETICIA X BETANIA NO RANCIG
ALIANÇA X ESTRELA DO VALE (SAO JOSE OPERARIO OU SANTA CRUZ).
OTIMA SEMANA A TODOS COM DEUS NO CONTROLE
PITANGUI

FBH!: Nobre PITANGUI muito obrigado e uma otima semana!

 

Enviado em 07/21/2014 - Nome: bh torcida
Mensagem: A copa do mundo já acabou e está dfac ***(editado)*** está rolando e lero lero lero ai voce vai vazer seleçao com este campeonato lero lero

 
 
Enviar sua resenha
Ler todas as resenhas
 
 
 
 
Untitled Document
 
Publicidade

................................................
Todos os direitos reservados ao Grupo FutebolBH - ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' - www.futebolbh.com.br - contato@futebolbh.com.br - Desenvolvimento: laboweb